Home » Oceania » Austrália » Viajar para Austrália: Super dicas para planejar a sua viagem!

Viajar para Austrália: Super dicas para planejar a sua viagem!

A Austrália é um dos países mais lindos do mundo, cercada pelo mar, às vezes bruto, às vezes calmo, muitas vezes gelado e em outras praticamente uma banheira cheia de água morna. Um lugar especial, de natureza exótica, linda e surpreendente, um lugar que tem de tudo, tem cidade grande e movimentada, tem ilha isolada difícil de ver gente, tem deserto, neve e muita gente doida, no bom sentido.

Com animais fofos e simpáticos como os Coalas, famintos e saltitantes como os cangurus e pequenos e perigosos como as águas-vivas, aranhas, cobras, tubarões e crocodilos. Um lugar que uma só viagem, pode se tornar uma centena de pequenos passeios, ou uma dúzia e sempre com a certeza de que algo especial vai aparecer por ali.

 

A Austrália é um destino atrativo, conta com cidades modernas e históricas, uma quantidade de natureza incrível com florestas, praias, montanhas, neve(?) e animais. É o tipo de viagem que tem de tudo para ser incrível e inesquecível. Cobrir o território extenso do sexto maior país do mundo é um desafio impossível para uma viagem de férias, porém pôr o pé na estrada é garantia de ver muita coisa, ou até mesmo ver pouca gente por alguns quilômetros.

O maior desafio de viajar para Austrália do Brasil é a distância, distância essa que torna as passagens caras e as viagens longas, porém o benefício de conhecer esse lugar maravilhoso vale a pena. Com esses desafios eu não posso ajudar, mas com o desafio de planejar a viagem eu posso tentar, encontre um pouco mais sobre as regiões da Austrália, saiba um pouco mais sobre a minha viagem pela costa leste do país e aprenda dicas que podem ser extremamente úteis em sua viagem.

Este post contém dicas sobre:

Viajando em Sydney Austrália
Royal National Park em Sydney

O que fazer na Austrália?

Como dito anteriormente, a Austrália é um país enorme e para aproveitar tudo que ela tem a oferecer seriam necessários alguns meses, se você tem um tempo limitado como férias de vinte dias a um mês é necessário planejar um roteiro e escolher entre alguns locais/áreas:

Costa Oeste:

A cidade de Perth é a maior cidade do lado Oeste e uma das potências econômicas do país graças ao forte setor de mineração. Segundo muitos Australianos a costa oeste é a mais bonita do país com formações rochosas e água mais quente do que as praias banhadas pelo pacifico, além é claro das montanhas.

Outro fator interessante é que a costa oeste notavelmente tem menos pessoas e o que torna a viagem um pouco diferente com menos cidades e um contato maior com a natureza, viajar em uma Camper Van é uma excelente ideia.

Tasmânia:

Outra opção é a Tasmânia, uma ilha a parte da Austrália, mas anexada como um território Australiano, muitas pessoas consideram o lugar bem diferente de todo o resto da Austrália com uma maior ligação com raízes pré-coloniais.

Muitos falam que road trips pela Tasmânia são inesquecíveis e uma ótima pedida. Algumas das principais atrações são a capital do território, Hobart, the Wingless Bay, a cidade de Port Arthur, Launceston área no coração da Tasmânia e a principal entrada para a natureza selvagem do local.

Norte e Outback:

No norte do país é possível encontrar a maior concentração de aborígenes na Austrália, formações rochosas e encarar um calor indescritível.

As principais cidades da região norte são Darwin e Alice Springs, partindo delas é possível chegar as principais atrações dessa área como os cânions Australianos, o centro vermelho, a famosa montanha ancestral Uluru que é sagrada para os aborígenes e montar os camelos pelo deserto. Essa área é prioritariamente conhecida pela experiência desértica e também pela areia vermelha ao redor de Alice Springs completando o cenário australiano.

Costa Leste:

A costa leste concentra algumas das maiores cidades do país como Sydney, Melbourne, Gold Coast e Cairns, além da costa essa parte do país dá acesso a diversas partes da natureza Australiana como montanhas, parte do deserto e neve durante o inverno nas Snowy Mountains.

Além disso, essa parte do país é ideal para quem quer aproveitar a vida noturna com diversas opções nas cidades de Melbourne, Sydney, Byron Bay e Gold Coast. Essa parte do país é a mais próxima das Tasmânia e da Nova Zelândia.

Viajando pela costa leste

Eu escolhi viajar pela costa leste australiana por pouco mais de 20 dias, partindo de Melbourne até Cairns não necessariamente seguindo uma viagem linear. Na área de utilidades desse post falarei um pouco mais sobre transporte e hospedagem.

Agora vou detalhar um pouco mais sobre a costa leste australiana e as cidades que visitei

Melbourne

Melbourne é considerada a capital cultural da Austrália com uma cena cultural cheias de museus (são incríveis), bibliotecas e teatros, além da arte de rua, uma constante pela cidade.  A cena gastronômica também é forte com cozinhas das mais variadas regiões do mundo e a vida noturna é a minha preferida na terra dos cangurus com pubs e baladas para todos os gostos.

Se você está afim de conhecer um pouco mais sobre Melbourne, eu tenho um post só sobre essa cidade incrível.

Viajando em Melbourne Austrália
Yarra River – Melbourne

Sydney

Sydney é uma cidade agitada e talvez uma das mais completas no mundo, tem tudo que uma cidade grande pode oferecer em termos de gastronomia, passeios, bares, compras e movimento, tudo isso junto com o clima de cidade litorânea encontrado em áreas como Bondi e Manly, lar de banhistas, churrascos à beira-mar e surfistas

Nos arredores da cidade também é possível encontrar doses cavalares de natureza nas Blue Mountains, no Royal National Park e em Hunter Valley. Dá uma conferida no meu Guia de Sobrevivência de Sydney.

Viajando em Sydney - Austrália
Opera House – Sydney

Byron Bay

A cidade de Byron Bay é conhecida pelos festivais de música eletrônica e as baladas que agitam a vida noturna, além de ser especialmente uma cidade de mochileiros e turistas locais nos feriados. As praias são lindas e a praia principal é bastante movimentadas, a cidade também conta com um farol com uma paisagem incrível.

Noosa Heads

Noosa é com certeza uma das cidades mais bonitas do litoral australiano com diversas praias e montanhas, também é considerada um dos principais lugares parta surfar no país. A trilha do Noosa National Park leva você a diversas praias e uma vista incrível, onde é possível, se você for sortudo, ver alguns golfinhos na natureza.

Viajando em Noosa - Austrália
Noosa National Park

Sunshine Coast / Gold Coast

Essa área é um conjunto de praias incrível e de tirar fôlego, o calçadão de Surfer´s Paradise, principal praia de Gold, tem sempre algo acontecendo e a praia é tomada pelas aulas de surf, dá até vontade de ir a uma aula. Porém, as praias secundárias oferecem maior tranquilidade e são mais bonitas, entre elas estão Burleigh Beach, Broadbeach, Coolangata beach, Kirra Beach entre outras.

Brisbane

A cidade Brisbane fica a 40 minutos de Gold Coast e é a única cidade da lista que não fica no litoral, uma das principais atrações de Brisbane é Santuário dos Coalas Lone Pine Koala onde é possível tirar sua foto com o Coala e conhecer um pouco mais sobre os animais locais como Cangurus, Emas, aves e répteis.

Viajando em Brisbane - Austrália
Conhecendo os coalas

Outra atração de Brisbane é o Sea World e a gigante piscina pública The Lagoon, o principal ponto de diversão durantes os fins de semana. Entre Brisbane e a Sunshine Coast está o Australia Zoo, um dos maiores zoológicos do mundo e fundado pelo famoso Caçador de Crocodilos, que recebe inúmeros turistas por dia.

Viajando em Brisbane Austrália
Brisbane

Magnetic Island

Magnetic Island é linda e pequena, um dia é suficiente para conhecer a cidade, é possível hospedar-se na ilha ou na cidade de Townsville no continente. Tomar um banho de mar na ilha é obrigatório, uma vez que parece a temperatura da água é na medida.

Viajando em Queensland Austrália
Magnetic Island

Whitsundays Island

O conjunto de ilhas de água cristalina, areaia branca e com acesso para snorkelling e mergulho na maior barreira de corais do mundo, preciso dizer algo mais?? Sim, os preços são salgados, mas é uma experiência única, há diversas opções como dormir em alto mar e ter dois dias de passeios, ou ir até as ilhas e mergulhar na barreira de coral voltando no mesmo dia.

Se o orçamento é curto, eu recomendo a segunda opção que deve custar algo em torno de 300 reais saindo da cidade de Airlie Beach, aliás “Airlie” conta com um clima descontraído e diversos hostels lotados de mochileiros do mundo todo durante o verão, um ambiente realmente incrível, vale a pena. PS: o hostel que me hospedei é o Airlie Beach Magnums, composto por cabanas rústicas, top.

Viajando em Whitsundays Austrália
A praia de areia branca vista de cima em WhitSundays
Viajando em Whitsundays Austrália
A praia em Whitsundays

Fraser Island

A maior ilha de areia do mundo é um dos destinos mais interessantes em toda Austrália. A floresta tropical que cresceu na areia torna o ambiente curioso, com ótimas trilhas, paisagens e piscinas naturais. Dica 1: Leve uma capa de chuva, a floresta tropical atraí chuvas e em um dia inteiro em Fraser há apenas duas certeza, aventura e chuva. Dica 2: Nem pense em entrar na água, a concentração de tubarões aliadas as fortes correntes marítimas tornam a prática bem perigosa.

No entanto, Fraser conta com piscinas naturais ótimas para um banho de “mar” seguro. Há diversas opções para ir a Fraser, alugar um carro 4×4 e ir por conta própria, ou contratar um tour, há dois tipos de tour, acampamento, onde você acampa na ilha e é pode dirigir um dos carros pela ilha, ou o tour feito por ônibus 4×4 incluindo a hospedagem no resort da ilha que é bem interessante e conta com uma área pra beber com conhecer outros viajantes.

Uma curiosidade é que por causa do terreno arenoso e desnivelado os ônibus 4×4 conseguem ser muito mais rápidos do que os jipes. A ilha também conta com a maior concentração de Dingos, os cachorros selvagens da Austrália, é recomendado não andar sozinho pela ilha.

Viajando em Fraser Island - Austrália
Piscinas naturais em Fraser Island

Cairns

Cairns é o principal ponto de acesso à Grande Barreira de Coral australiana e conta com diversos tours para mergulhar e fazer snorkelling pela barreira de coral. Além da principal atração Cairns conta com uma enorme floresta tropical, com lagos e cachoeiras e diversas ilhas próximas com diferentes propósitos como relaxar, fazer trilhas ou esportes radicais.

A vida noturna na cidade também é bastante movimentada com diversos pubs e baladinhas que eu conferi apenas para escrever sobre aqui no blog :P. Quer saber mais sobre Cairns, dá uma olhada no meu post sobre a cidade.

Utilidades

Agora vou dar algumas dicas para sua viagem pela Austrália sobre utilidades do dia-a-dia e para viajar economizando ou com mais conforto.

Transporte pelo país e pelas cidades

Quando viajei pela costa leste mesclei as opções de ônibus e avião para algumas partes, há duas companhias de ônibus que fazem a região, Greyhound Bus e Premier Bus. Ambas contam com a modalidade de passe que funciona da seguinte forma, você paga um valor fechado e pode usar os ônibus seguindo certas regras, por exemplo:

  • Passe para determinada quilometragem, porém com transfers ilimitados
  • Passe entre dois pontos com transfers ilimitados e com um prazo de validade (3 ou 6  meses)

Também é possível comprar passagens avulsas, que foi minha escolha uma vez que meu período de viagem era curto. A Greyhound bus tem ônibus melhores com wi-fi, carregadores USB e bancos mais confortáveis enquanto a Premier tem ônibus mais simples, porém tarifas menores.

Há diversas cias aéreas na Austrália, a mais barata é a Tiger Air e um pouco acima está a Jet Star que conta com mais opções e aviões mais modernos. Em ambas as cias é necessário pagar a inclusão de bagagem despachada, esquecer de adicionar a bagagem despachada pode causar um sério rombo no seu orçamento.

Uma terceira opção é a locação de um carro ou uma camper van, o portal Vroom Vroom Vroom é um dos melhores sites para comprar preços das diversas cias, porém é importante prestar atenção em tarifas interestaduais e pontos de entrega para carros uma vez que não são todas as cias que operam em todo o território australiano.

Dentro das cidades é possível usar Uber e o sistema de ônibus local, em cidades maiores há aluguel de bicicletas em diversos pontos, além de sistemas de trem ou bondes elétricos (no centro de Melbourne você pode andar de graça 😊). Cidades grandes como Brisbane, Melbourne, Sydney e Gold Coast contam com cartões para pagar a tarifa em trens e ônibus, no caso de Brisbane é possível recolher o dinheiro não gasto no transporte ao deixar a cidade.

Hospedagem

Para que tem dinheiro para gastar em troca de conforto a rede hoteleira Austrália é vasta, assim como o portfólio do Airbnb, o que é bastante consolidado no país. As opções mais baratas são hostels com quartos compartilhados ou tentar um couch no Couchsurfing que chega a ter um número interessante de usuários, mas não tão difundido como na Europa.  Se você for fazer uma viagem mais longa, a prática de trocar trabalho por acomodação é bastante comum em hostels na Austrália e pode te poupar uma grana em troca de poucas horas de trabalho.

Uma última opção é tentar a locação de um quarto diretamente através de grupos de brasileiros no Facebook, há muitos brasileiros na Austrália, então entrar em grupos como Brasileiros em Sydney e postar algo como “procuro quarto para quatro dias nas tais datas” pode render uma opção confortável e em conta, diversos amigos conseguiram hospedagem dessa maneira.

Dinheiro

A moeda é o dólar australiano que no momento está entre de 2,80 e 2,90 reais. Há caixas eletrônicos em todos os lugares e cartões são aceitos na maioria dos locais, no caso do cartão de crédito, a ideia de parcelamento praticamente não existe, o ideal é usar um travel card e levar algum dinheiro em espécie comprando em casa de câmbio.

Comida

Comida de qualidade na Austrália pode ser um pouco caro com refeições a partir na casa dos 40/50 reais em restaurantes, há opções de fast food como Hungry Jacks, Mc Donalds KFC e Dominos com preços um pouco mais em conta.

No entanto, em algumas cidades é possível encontrar comidas de rua como Kebab ou comida oriental mais em conta, procurar por quiosques, barracas ou restaurantes menores é uam boa peidada para encontrar refeições por 25 reais, porém depende um pouco da sorte.

Em shoppings há opções de comidas orientais amis em conta, é questão de procurar. Bebida alcoólica em bares e restaurantes também tende a ter um preço salgado, uma opção bastante comum é beber com outros viajantes   comprando vinho ou cerveja em Bottle Shops, onde é possível encontrar vinho e destilados a preços bem acessíveis.

Se você for se hospedar em um hostel, é possível usar a cozinha do local, então ir ao supermercado é a melhor maneira de economizar.

Internet e telefone

A opção mais recomendada para turistas é a compra em cia menores que usam a rede das maiores cias telefônicas, mas não exigem provas de identidade/moradia para planos pré-pagos.

Vodafone e Teslra são cias que possivelmente vão exigir um endereço, porém é algo que pode variar de uma unidade para outra, ao contrário de comprar um SIM card da Lebara ou Amysim que usam as redes das cias maiores, porém com menos exigências e com algumas promoções.

Passeios e rolês

Em Sydney sempre vá com seu passaporte para abres e baladas, não tem jeito. Em outras cidades o documento também pode ser exigido, mas varia caso a caso. A venda de chopp em jarras de um litro é algo comum e uma boa pedida para dividir com outras pessoas. Sydney, Melbourne, Brisbane e Gold Coast contam com Free walking tours e Pub Crawls, basta uma rápida busca no Google e você encontrará mais informações sobre essa praticas.

Visto e Vacina

Para aplicar para o visto de turista é necessário ir ao site http://brazil.embassy.gov.au/brasportuguese/visto_turism.html, onde é possível encontrar o formulário a ser preenchido e o todo o procedimento incluindo documentacão necessária e a taxa a ser paga (atualmente 140 dólares australianos).

Para viajar para a Austrália também é necessário tomar a vacina contra a febre amarela e obter o certificado internacional da ANVISA.

 

Nãos abe o que são free walking tours e pub crawls, deixa que nós explicamos pra você:

 O que são free walking tours?

O que é pub crawl?

Este foi o post com dicas de viagem pela Austrália, fique atento para mais dicas de viagem e se você tem alguma dúvida, deixe nos comentários.

Sobre Nilo Luz

Freelancer na área de marketing digital e apaixonado por viajar pelo Brasil e pelo mundo. Entusiasta em nomadismo digital, já morei na Austrália e conheci um canguru, já dei banho nos elefantes resgatados de maus tratos na Taiândia, comi massa e pizza na Itália e bebi vinho do porto em Portugal entre outras coisas durante minhas viagens, mas a mais importante é conhecer um pouco da cultura de cada local e outros viajantes, e aprender no processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *