Home » Europa » Relato de viagem: Annecy
Preparativos para a Festa do Lago de Annecy

Relato de viagem: Annecy

Você já ouviu falar em Annecy? Annecy é uma cidade francesa do departamento da Haute-Savoie, localizada na região Rhône-Alpes, que fica próxima à Lyon e à Genebra, na Suíça. Annecy surpreende o viajante nos seus primeiros passos pela cidade, na verdade, quando ainda está na poltrona do trem (foi o meu caso). As paisagens são de tirar o fôlego! Os Alpes são lindos, as montanhas são muito grandes!

Lago de Annecy2

Andando por Annecy

Como a cidade é pequena, é possível fazer praticamente tudo à pé. Da Gare d’Annecy (estação de trem) até o hostel onde fiquei, por exemplo, levei cerca de quinze minutos. Já nesse percurso caí de amores pela cidade. Lembro-me que tocava uma música (mais tarde descobri que era o sino de uma igreja) que mais parecia com a melodia de uma caixinha de música. Além disso, fiquei maravilhada pelas flores típicas da cidade, pelos afluentes do Lago de Annecy e, claro, pelos Alpes emoldurando a cidade.

Fiquei quatro dias na cidade e, nesse tempo, fui muitas vezes ao Lago. Cheguei no dia da “Fête du Lac d’Annecy” (Festa do Lago de Annecy), que é realizada no primeiro sábado do mês de agosto. A festa chama a atenção do público com a sua queima de fogos, intercalada com músicas, luzes, entre outros efeitos.

Centro de Annecy

O que fazer em Annecy

O Lago de Annecy é realmente muito bonito, pena que a água seja um pouco gelada e, como sou friorenta, não conseguia ficar muito tempo nadando. No Lago (ou no arredor dele) é possível fazer muitas atividades. Fiz um passeio de barco de uns 40 minutos, tempo para o guia turístico contar a história da cidade, do Lago e das montanhas da região.

Annecy tem muito a oferecer, principalmente ao viajante que curte esportes radicais. Para aqueles que preferem programas mais culturais, a cidade tem museus muito interessantes, como o Musée-château d’Annecy, que já foi residência dos condes de Genebra, e o Palais de l’Isle, que foi construído no século XII e já serviu de prisão. Vale a pena também conferir as construções arquitetônicas das igrejas, como as da Basilique de la Visitation (o sino fofo que tocava era dessa igreja), a Notre-Dame-de-Liesse e a Saint-François-de-Sales.

Palais de lâ isle d'Annecy 1

Culinária e vida noturna de Annecy

Com relação à culinária, não deixe de provar um prato típico da Haute-Savoie: a tartiflette (um gratinado de batatas com queijo, bacon e cebola, servido com salada e pão). É simplesmente delicioso! Aproveite para pedir vinho, mas, atenção: essa combinação dá um pouco de sono. 😉 Não deixe de tomar sorvete e de comer pain au chocolat!

A vida noturna da cidade não é muito agitada, mas lá tem alguns bares muito simpáticos, principalmente na Annecy-le-Vieux (nome da parte mais antiga da cidade onde fica o Palais de l’Isle e o Musée-château d’Annecy). Como sugestões, você pode ir ao Le Milton, ao Captain Pub, ao Café des Ducs (fica ao lado do Palais) entre outros por ali na Rue d’Île.

Como disse no início do post, Annecy está próxima à Genebra (em torno de quarenta minutos de ônibus). Eu preferi ficar apenas em Annecy, mas para quem quiser dar uma esticadinha na Suíça, fica a dica.

Palais de lâ isle d'Annecy 2

E aí, ficou com vontade de ir para a “Veneza dos Alpes”? Espero que sim, pois Annecy é tudo isso e muito mais! 🙂 A minha experiência nessa cidade foi muito boa, e eu com certeza pretendo voltar. Deve ser muito legal também ir para lá em pleno inverno, pois a paisagem é completamente diferente. Você pretende ir quando? No verão, como eu, ou em outra época?

Lago de Annecy1

Quer saber em que hostel eu fiquei e outras sugestões de lugares para ir? Então leia mais um pouquinho aqui e bon voyage!

Crédito das fotos: Natália Leal

Sobre Natália Leal

Natália Leal é paulista de Penápolis e tem 26 anos. É formada em Letras, dá aulas de francês e trabalha também com projetos educacionais. Gosta de ouvir música, sair para conhecer lugares em São Paulo, fazer passeios gastronômicos e viajar, aliás, adora trocar figurinhas sobre viagens com os amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *