Home » Dicas » Países que não exigem passaporte

Países que não exigem passaporte

sempassaporte1

Quem já pesquisou um pouquinho sabe que viajar pra fora está cada vez mais fácil e barato com todas as informações disponíveis na internet. A cada dia aparecem mais promoções de voos para países da América Latina que às vezes são até mais baratos que os voos dentro do nosso país. Se você está pensando em aproveitar uma dessas promoções e visitar um dos nossos vizinhos, saiba que isso é mais fácil do que você pensa.

Pra quem está sem tempo ou dinheiro para tirar um passaporte e vamos listar aqui os países que não exigem esse documento para entrada de brasileiros e você pode visitar apenas levando o RG. Além disso, vamos responder às perguntas mais frequentes a respeito disso para que você não passe por nenhum perrengue.

sempassaporte4

Agora vamos aos países:

Argentina

Bolívia

Chile

Colômbia

Equador

Paraguai

Peru

Uruguai

Venezuela

Perguntas frequentes:

sempassaporte3

Meu RG está bem acabado. Posso viajar assim mesmo?

Não. O documento deve estar atualizado com uma foto em que você possa ser reconhecido. Já pensou o drama em ter que voltar pra casa por causa disso? Então agende um atendimento no Poupatempo o quanto antes e solicite um RG novinho para evitar problemas. A taxa para tirar um novo é bem menor do que a do passaporte (em torno de R$150), então vale a penas, pois você irá usá-lo aqui no Brasil também.

Posso usar minha CNH ou minha carteira funcional (de profissão)?

Não. Nenhum desses dois documentos substitui a cédula de identidade para entrada nos países citados acima. Os agentes de imigração são treinados para reconhecer o RG dos países com quem eles têm acordos, então não tente a sorte nesses casos.

sempassaporte5

Então a minha CNH não será aceita para dirigir nesses países?

Não se preocupe, pois a exigência do RG aplica-se apenas aos momentos da entrada e da saída do país. Quem pretende alugar carro pode viajar tranquilo, pois a CNH brasileira é aceita para dirigir nesses países.

Não vou ter nenhum carimbo no passaporte?

Não, pois você não estará levando o passaporte. Você receberá na entrada um papel com um carimbo oficial e os dados da sua entrada e do seu documento. Os oficiais da imigração não avisam, mas esse papel deve ser guardado e apresentado novamente na hora em que estiver voltando para o Brasil ou indo para outro país. Em caso de perda, você terá uma grande dor de cabeça na hora da volta, então cuidado!

Se tiver alguma dúvida a respeito das viagens sem passaporte, deixe um comentário pra gente.

Keep traveling!

Sobre Beatriz Lima

Beatriz Lima tem 24 anos, nasceu em Santos e é apaixonada por viagens. Com um mês de idade foi levada pra primeira e desde então já viajou pra mais de cem cidades no Brasil e no mundo e agora quer ajudar outras pessoas a conhecerem o mundo. Formada em Letras, dá aulas de inglês e gosta de ler, escrever, sair e conhecer pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *