Home » Dicas » O que é: Free walking tour

O que é: Free walking tour

free1

Um walking tour é uma caminhada organizada por uma empresa ou pessoa para mostrar pontos turísticos aos viajantes e às pessoas locais interessadas em conhecer mais sobre sua cidade. Essa modalidade free ou gratuita é muito comum na Europa e atualmente também encontra-se em diversos países da América, até mesmo em cidades brasileiras.

Para manter os walking tours gratuitos, as empresas pedem que os participantes colaborem com tips, ou gorjetas no Brasil. Geralmente não é nada constrangedor, pois ninguém obriga você a dar uma quantia específica, então fique à vontade para dar o que achar que valeu ou o que você puder.

As empresas de free walking tours se mantem só com gorjeta?

Não necessariamente. Muitas delas oferecem opções de tours temáticos, pub crawls ou passeios para cidades próximas e, para participar destes, você tem que pagar. O tour gratuito funciona como uma propaganda, pois, se você já foi e gostou, há mais chances de querer fazer outros passeios com a mesma empresa. Além disso, algumas mantem parcerias com cafés, lojas ou restaurantes que devem remunera-los de alguma forma por isso.

free2

Não tenho nem uma moeda no bolso. Posso participar?

Sim. Se o tour é gratuito, todos podem participar. Se gostou, recomende o tour ou a empresa para outros viajantes assim você também os ajuda de alguma forma.

 Em qual idioma são oferecidos os free walking tours?

Tanto nos outros países quanto no Brasil os tours costumam ser em inglês. Como é tudo na rua e os guias são de diferentes nacionalidades e sotaques, é necessário ter um bom conhecimento do idioma para entender tudo. Em algumas cidades é possível encontrar tours em espanhol e em alemão.

free6

Preciso fazer reserva para um walking tour?

Não. Os free walking tours acontecem independentemente do clima ou da quantidade de pessoas e não há necessidade de reserva anterior, somente aparecer no meeting point (ponto de encontro)

O tour é bom mesmo?

Todos em que participei valeram muito a pena, os guias tinham um ótimo conhecimento da cidade, mesmo que não fossem nascidos ali, e sabiam conduzir bem o grupo. Além do conhecimento, a simpatia contou muitos pontos e eles sempre estavam dispostos a responder perguntas durante a caminhada e até depois. Como há muitos viajantes solo, eles também ajudam as pessoas a interagir fazendo apresentações e identificando aqueles que têm a mesma nacionalidade ou estão hospedados no mesmo hostel.

free4

Existe um site para saber de todos os free walking tours no mundo?

Não há, por isso deixaremos aqui uma lista dos sites de tour para as cidades mais visitadas.

Europa:

http://www.neweuropetours.eu/ – Amsterdam, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Copenhague, Dublin, Edimburgo, Hamburgo, Lisboa, Liverpool, Londres, Madri, Munique, Paris, Praga, Jerusalém, Nova York e Tel Aviv.

http://www.romefreewalkingtour.com/ – Roma

Brasil:

http://www.freewalkertours.com/ – Rio de Janeiro (Centro Histórico e praias)

http://www.saopaulofreewalkingtour.com/ – São Paulo (Centro Histórico e Av. Paulista)

http://www.curitibafreewalking.com.br/ – Curitiba

http://freewalkpoa.com/ – Porto Alegre

http://www.freetoursnetwork.com/ – Salvador

América do Sul:

http://www.bafreetour.com/ – Buenos Aires (Centro e Recoleta)

http://www.tours4tips.com/ – Santiago e Valparaíso

http://www.fwtperu.com/ – Cusco, Lima e Arequipa

http://www.redcapwalkingtours.com/en/ – La Paz

Oceania:

http://www.imfree.com.au/ – Sidney e Melbourne

free3

Se você já participou de algum free walking tour, deixe um comentário dizendo onde foi e a sua experiência.

Keep traveling!

Sobre Beatriz Lima

Beatriz Lima tem 24 anos, nasceu em Santos e é apaixonada por viagens. Com um mês de idade foi levada pra primeira e desde então já viajou pra mais de cem cidades no Brasil e no mundo e agora quer ajudar outras pessoas a conhecerem o mundo. Formada em Letras, dá aulas de inglês e gosta de ler, escrever, sair e conhecer pessoas.

Comentário

  1. Beatriz, adorei o post! Muito bem detalhado! Aproveito para sugerir o PASEOS A PIE, um Free Walking Tour em espanhol, pelo centro de SP. Agora, há passeios temáticos, também em espanhol, no mesmo esquema “pague quanto acha que vale”. http://www.facebook.com/paseosapie
    😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *