Home » Dicas » Saiba o que é house sitting e como usar para viajar mais

Saiba o que é house sitting e como usar para viajar mais

Hoje vamos falar de uma forma diferente de viajar gastando pouco que é conhecida em ingles por house sitting. Uma tradução para o português seria o cuidador da casa ou até um zelador, só que de forma temporária. O house sitting funciona da seguinte maneira: um site recebe cadastros de famílias que precisam de uma pessoa para cuidar de sua casa e, principalmente, de seus cachorros, ou outros animais de estimação.

House sitting
House sitting

Geralmente isso é motivado por viagens em que todos os membros da família irão juntos e eles precisam de alguém confiável para cuidar de seus animais. Apesar do house sitting ser mais comum nos países de cultura britânica, as oportunidades podem ser encontradas em muitos países, inclusive no Brasil. Pra quem quer passar meses viajando, mas não tem o dinheiro pra bancar hospedagem ou mesmo que prefere estar numa casa com toda a estrutura ao invés de num hostel, o house sitting é uma ótima oportunidade.

O que eu preciso para ser um house sitter?

O house sitter (cuidador) deve gostar muito de animais, ser extremamente responsável com eles, gostar de seguir uma rotina, estar com vontade de viajar para lugares diferentes e, de preferência, ter carteira de motorista. Como não há dinheiro envolvido nessa transação, os cuidadores devem ser muito honestos com os donos sobre seus planos e preferências. Para quem está começando, o ideal é não planejar muito e estar aberto às oportunidades que aparecerem.House-Sitting-Business

Em quais cidades há mais oportunidades de house sitting?

Não é fácil dizer ao certo, pois elas estão bem espalhadas. Nos países de cultura britânica, o house sitting é mais comum, mas as oportunidades podem estar nas cidades menores ou nos subúrbios das grandes cidades. Leve isso em consideração, pois se você tiver muitas atividades com os animais, será mais difícil conhecer a cidade.

Quais as vantagens em ser um house sitter?

O house sitting é bem vantajoso para quem quer viajar, mas gosta de vivenciar os lugares como um morador local e não tem pressa nenhuma de voltar pra casa. Muitas vezes a localidade pode não ser um destino dos seus sonhos, mas a chance de conhecer uma nova cultura, morar numa casa de verdade, poder trabalhar com animais e praticar um segundo idioma é bem enriquecedora.

86529856-choosing-a-pet-sitter-632x475

Quanto vou gastar por dia fazendo house sitting?

Além dos gastos de transporte para chegar à cidade, você irá gastar com alimentação e os passeios que fizer durante os horários livres. É importante viajar com uma reserva de dinheiro para o caso de algum imprevisto.

É ncessário um visto de trabalho para ser um house sitter?

Isso depende das leis do país. Muitas vezes apenas o visto de turista permite que você cumpra essa função, mas dessa forma o tempo que você pode ficar no país depende das regras da imigração e até de você comprovar que tem dinheiro para se manter, independentemente de trabalhos.

Porque essas famílias optam pelo house sitting ao invés de deixa-los em  pet hoteis?

Muitos motivos levam a essa escolha, mas os dois principais são: a economia financeira e a facilidade para o animal de estimação de não ter que se adaptar a um ambiente novo. Economia porque com house sitting os donos deixam de pagar o hotel e só precisam deixar sua casa aberta para receber os cuidadores, que ainda farão a manutenção e limpeza da casa, cuidarão das plantas e informarão os donos a respeito de qualquer acontecimento. Além disso, os hoteis para animais os forçam a conviver com outros que eles nunca viram e se adaptar a um espaço estranho, o que pode ser ruim para a saúde deles.

mmh

Sites de house sitting são confiáveis?

Sim. Tanto os proprietários das casas quanto os cuidadores devem fazer um cadastro e pagar para participar. Para escolher quem fica na sua casa, os donos dão muita importância para quem tem boas referências e os house sitters devem fazer o mesmo. Os sites mais recomendados para house sitting são: trustedhousesitters.com, mindmyhouse.com. Alem desses, a página www.kiwihousesitters.com também é uma ótima ideia para quem quer ser house sitter apenas na Nova Zelândia.

ths

Como conseguir referências sem ter experiência em house sitting?

Ao preencher seu perfil, você deve colocar fotos que mostram o quanto você gosta de animais. Escreva sobre algum trabalho voluntário que já fez com bichinhos, fale sobre experiências que teve cuidando dos animais de estimação de algum amigo ou parente. Se a sua inteção é viajar para países de língua inglesa, comprove o conhecimento da língua através de certificados ou até mesmo de vídeos seus falando um pouco sobre você. Se você já trabalhou com animais ou cuidou deles para alguém, peça a essa pessoa que escreva referências para você, pois elas podem ajudar a conseguir a primeira oportunidade.

kiwihs

Onde encontro relatos de house sitting de brasileiros?

O casal Larissa e Carlos “largou tudo” para viajar por aí sem data pra voltar e se cadastraram no site Trusted House sitters sem muitas pretenções. Como eles tinham um visto pra Nova Zelândia que os permitiria trabalhar formalmente, a ideia era apenas usar isso por algum tempo antes de arranjar o tal emprego. A vivência deles com house sitting acabou sendo tão melhor do que eles esperavam que eles têm se mantido trabalhando apenas com isso e com dinheiro de freelas online. Larissa e Carlos mantêm um blog chamado Vida Cigana, onde eles postam como é o dia a dia de um house sitter e dão dicas para quem quer entrar nesse mundo, então aproveitem a leitura.

Hospedagem-Gratuita-1
Créditos: Vida Cigana

E aí, ficou animado para ser um house sitter?

Keep traveling!

 

Crédito das fotos: Trusted House sitters, Mind my House, Kiwi House sitters, Vida Cigana

Sobre Beatriz Lima

Beatriz Lima tem 24 anos, nasceu em Santos e é apaixonada por viagens. Com um mês de idade foi levada pra primeira e desde então já viajou pra mais de cem cidades no Brasil e no mundo e agora quer ajudar outras pessoas a conhecerem o mundo. Formada em Letras, dá aulas de inglês e gosta de ler, escrever, sair e conhecer pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *