Home » Dicas » O que é: hostel

O que é: hostel

hostel2

Um hostel, também conhecido como albergue, é uma hospedagem alternativa ao hotel. O grande diferencial de um hostel é que você pode compartilhar o quarto com pessoas que você nunca viu antes.

No Brasil, por causa do nome albergue estar associado àqueles lugares mantidos pelo governo para receber os sem teto, muita gente ainda tem preconceito e não quer nem conhecer. O que elas não sabem é que um hostel é um lugar que oferece segurança, conforto e muita diversão.

 

O que tem num hostel?

A estrutura dos hostels varia muito, mas com certeza você encontrará um quarto coletivo, que pode ser de quatro a até vinte camas, geralmente beliches. Os quartos privados não fazem parte de todos os hostels, assim como os bares. O hostel costuma ter um perfil e isso fica claro na descrição feita por eles mesmo nos sites de reserva. Fique atento, pois você não quer acabar num party hostel se estiver indo prestar um concurso naquela cidade e só precisa de um noite de sono tranquila.

hostel3

Banheiros todos tem, podendo ser dentro ou fora dos coletivos; lembrando que um quarto privado não necessariamente tem banheiro dentro. A cozinha comunitária está presente na maioria dos hostels e ajuda muito quem quer economizar, pois você pode fazer sua comida ao invés de comer em restaurantes e de quebra ainda pode dividir a compra do mercado e o fogão com outras pessoas e conhecer outros temperos. Nem preciso dizer que tudo que sujar, tem que ser lavado depois.

O bar não está em todos os hostels até porque muita gente gosta de aproveitar o dia e dormir cedo. Quando há, o hostel estabelece um horário limite, algo em torno de 22h e meia-noite, para acabar com a festa e não haver reclamação de hóspedes ou das casas vizinhas.

Pelo menos uma sala de convivência é o mínimo que se pode esperar de um hostel, principalmente se não tem bar. Outros oferecem salas de leitura, computadores, terraço, piscina, espaço para ter aulas de dança ou idiomas.

hostel6

Todas as informações da estrutura devem estar bem claras nas fotos e na descrição do hostel e você deve sempre ler opiniões de pessoas que se hospedaram consultando diferentes sites.

 Hostels são sujos?

Não necessariamente. Há hostels que parecem não receber uma faxina há muito tempo, enquanto outros tem camareiras 24 horas. Para saber mais, pesquise pelo critério de cleanliness (limpeza) quando pesquisar no Tripadvisor.

hostel1
Varal improvisado em hostel do RJ (não são todos assim)

Todo hostel tem café da manhã?

Não. Café da manhã pode estar incluso ou não no preço da diária e alguns hostels nem o oferecem; nesse caso é bom verificar se tem cozinha pelo menos. O café pode ser somente pão com manteiga e cereais (que os gringos adoram) ou ter também frios, sucos, bolachas e doces.

Exemplo de quarto compartilhado
Exemplo de quarto compartilhado

Quanto custa ficar num hostel?

Quem tem o costume de se hospedar em hostel sabe que no começo a escolha é feita pelo dinheiro ou até mesmo porque não tinha companhia pra viajar junto. Depois da primeira vez, você passa a optar por esse tipo de hospedagem pelo ambiente, pela boa energia e porque quer conhecer pessoas legais e também apaixonadas por viagem. Digo isso porque pode parecer absurdo saber que você pode se hospedar em alguns locais pagando só R$20 por noite. Isso varia de acordo com a cidade e com a estrutura do hostel e muitos chegam a cobrar R$70 por noite. Os quartos privados costumam ter o valor parecido com o de hotéis baratos.

Estou viajando sozinho. Devo ficar em hostel?

Com certeza! Hostels são locais de fazer amizade com pessoas diferentes que você pode nunca mais ver, o que deixa sua viagem muito mais divertida. O conceito do hostel, com suas áreas comuns para interação dos hospedes, permite que isso seja feito facilmente.

hostel5

Estou viajando acompanhado. Podemos ficar num quarto privado?

Isso depende de cada hostel, pois alguns deles não tem essa opção, pois só contam com quartos coletivos. Faça a pesquisa e veja quais oferecem quartos privados; estes podem ser ocupados só por uma pessoa, por um casal ou até mesmo fechar o quarto para seu grupo de amigos, reservando com antecedência.

Para quem está acompanhado, o hostel é ótimo para quem quer conhecer outras pessoas e não ficar só conversando com a pessoa que já é sua amiga. Se você tem interesse em praticar um segundo idioma enquanto viaja, é essencial estar aberto para novas amizades.

Sou mulher. Devo ficar em hostel?

Sem dúvida! Não importa se está sozinha ou acompanhada, hostel é uma ótima ideia. Por serem pessoas de mente aberta e respeitarem o outro muito mais, quem se hospeda em hostel não acha estranho mulher viajando sozinha. Se estiver preocupada em dividir quarto com homens, procure os hostels que oferecem quartos exclusivos para mulheres, chamados de FEMALE ONLY.

hostel 7

Hostel é seguro?

Sim. Hostels, assim como os hoteis, mantem registro de quem está entrando e os hostels da mesma cidade costumam compartilhar uma black list com nome das pessoas que já deram algum tipo de problema. Claro que você não deve deixar objetos de valor jogados por aí, mas isso é igual em qualquer estabelecimento ou país.

Como os gringos estão muito acostumados com hostels, alguns acabam deixando notebooks e dinheiro em cima da cama. Isso NÃO é recomendado, pois os hostels não se responsabilizam em caso de roubo e, para evitar que isso aconteça, eles oferecem armários para que você guarde suas coisas. Os melhores tem lockers (armários) grandes o suficiente pra colocar a mala toda e não apenas os objetos de valor.

 

E você, já se aventurou em hostels por aí? Conte pra gente sua experiência nos comentários.

Keep traveling!

Sobre Beatriz Lima

Beatriz Lima tem 24 anos, nasceu em Santos e é apaixonada por viagens. Com um mês de idade foi levada pra primeira e desde então já viajou pra mais de cem cidades no Brasil e no mundo e agora quer ajudar outras pessoas a conhecerem o mundo. Formada em Letras, dá aulas de inglês e gosta de ler, escrever, sair e conhecer pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *