Home » Dicas » O que é: AirBnB

O que é: AirBnB

airbnb2

Lançado em 2008, o AirBnB é um site para busca e reserva de hospedagem; a diferença é que, ao invés de hostels ou hotéis, lá você encontra desde apartamentos inteiros a quartos privados e quartos compartilhados para alugar. Normalmente o Air BnB é usado por viajantes que querem passar alguns dias, mas caso você precise de um lugar para morar por um tempo até achar um local definitivo, também é uma ótima opção.

Pra quem viaja sozinho, o Air BnB pode não ser a escolha mais barata, pois o preço só é atrativo quando se tem amigos para dividir um apartamento, mas se você quer realmente vivenciar a cidade como um cidadão local, é uma boa opção. Muitos donos de apartamento alugam apenas um quarto para ganhar um dinheiro extra e porque gostam e tem tempo de ajudá-lo a conhecer a cidade. Tudo isso pode ser conversado antes porque, ao contrário de outras hospedagens, essa é mais personalizada e você pode trocar mensagens com seu anfitrião.

Agora vamos à parte prática: como fazer a busca, conversar com o anfitrião e reservar pelo Air BnB:

Cadastro no Air BnB

O cadastro no site pode ser feito usando sua conta do facebook ou feito manualmente; o importante é que você o preencha com o maior número de informações possíveis para deixá-lo mais confiável. Ter amigos adicionados ao seu perfil também ajuda e isso passa mais credibilidade a você, facilitando seu contato com o possível anfitrião.

airbnb3

Busca no Air BnB

A imagem abaixo mostra a página inicial do AirBnB. Ali você pode fazer sua busca informando a cidade e a data que precisa de hospedagem.  Usaremos como exemplo a cidade de Madri, por quatro noites e para duas pessoas: AB2

Veja que você pode escolher a faixa de preço que quer pagar e o tipo de acomodação: apartamento inteiro, quarto inteiro ou quarto compartilhado. Clicando na opção Mais filtros, você pode também escolher o tamanho, em quais locais seus amigos já ficaram naquela cidade e os bairros. O mapa do lado esquerdo também ajuda a escolher pela localização, caso você já conheça a cidade e saiba em que zona quer ficar.

Escolha da hospedagem no AirBnB

Escolhemos um quarto inteiro em um flat e a página que abrirá será como na imagem abaixo. Aqui você vê todas as fotos que o proprietário disponibilizou, o mapa da cidade com a localização do imóvel e um calendário com a disponibilidade de locação. À direita você vê o preços – por dia, semana ou mês – se a taxa do site já está inclusa ou não e as opções Reservar já e Salvar na wish list. AB3

Mais abaixo você visualiza três itens: Descrição, Comodidades e Regras da casa. Leia atentamente tudo que o proprietário escreveu nessa parte para saber se o local realmente combina com você. Ao contrário das outras hospedagens, que são mais neutras, ao se hospedar na casa de alguém você sempre perceberá a personalidade do dono ali e é importante que vocês tenham interesses parecidos, já que irão conviver por algum tempo. Pode ser que o dono seja dono de um gato, que ele só aceite hóspedes que fiquem pelo menos três dias ou que ele adote uma política de cancelamento muito rígida, o que não é bom pra quem viaja sem muitos planos. AB4

A última parte que deve ser analisada são os comentários de pessoas que já se hospedaram ali e de amigos do proprietário. Além disso, há um ranking de até cinco estrelas que os outros hóspedes preenchem avaliando os seguintes itens: precisão, limpeza, check-in, comunicação, localização e valor.

Se depois de checar todos esses itens você ainda estiver interessado no local, você pode salva-lo na sua Wish list (ícone mostrado na imagem AB3) para que possa ver de novo sempre que quiser. Para saber mais informações e conhecer melhor os proprietários, clique em Fale comigo e aparecerá uma tela como na imagem abaixo. Conte um pouco sobre você e suas expectativas com a viagem e a cidade para saber se elas são as mesmas da pessoa que vai te receber.

AB5

Reserva pelo Air BnB

Cumpriu todos os passos e encontrou o lugar perfeito pra você? Hora de fazer a reserva. Nessa tela você irá inserir as informações da forma de pagamento e o endereço da cobrança. À direita da tela você confere os detalhes da hospedagem escolhida e, abaixo, um espaço para escrever aos proprietários, caso você ainda não tenha feito isso. É apenas uma sugestão do Air BnB, mas muito importante para que você possam combinar também o horário de check-in, quando as chaves lhe serão entregues.

AB6

Confirmação

Após receber os dados do pagamento, que pode ser feito por cartão de crédito ou via PayPal, o site disponibilizará a confirmação da reserva em até 48 horas. Pronto, agora é só esperar o dia da viagem. Converse muito com seu anfitrião antes e durante sua hospedagem, pois eles podem te dar dicas excelentes do que fazer na cidade, assim sua experiência será melhor aproveitada. Depois da viagem, se tudo correu bem, lembre-se de deixar uma avaliação positiva para o seu anfitrião; se ele te retribuir, será mais fácil receber um sim na sua próxima reserva.

 

E você já se hospedou pelo AirBnB? Conte pra gente como foi 🙂

Keep traveling!

Sobre Beatriz Lima

Beatriz Lima tem 24 anos, nasceu em Santos e é apaixonada por viagens. Com um mês de idade foi levada pra primeira e desde então já viajou pra mais de cem cidades no Brasil e no mundo e agora quer ajudar outras pessoas a conhecerem o mundo. Formada em Letras, dá aulas de inglês e gosta de ler, escrever, sair e conhecer pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *