Home » Dicas » Como tirar o Working Holiday Visa – WHV Nova Zelândia

Como tirar o Working Holiday Visa – WHV Nova Zelândia

Há algum tempo a Nova Zelândia se tornou destino de intercâmbio de muitos brasileiros. Os motivos para isso são:

  • economia estável
  • clima parecido com o do Brasil
  • facilidade de entrada
  • oferta de empregos
  • paisagens naturais de tirar o fôlego

Além de tudo isso, o próprio governo neozelandes estimula a imigração de pessoas dispostas a trabalhar, seja nas colheitas das fazendas ou em cargos que exigem alta qualificação e experiência. Uma das medidas adotadas pelo governo para levar pessoas jovens e saudáveis para trabalhar, viajar e gastar no país foi a criação do Working Holiday Visa.

working_holiday_visa O que é o Working Holiday Visa (WHV)?

É um visto que te dá direito aos estrangeiros a ficar na Nova Zelândia pelo período de um ano, podendo trabalhar por seis meses, estudar por três meses e viajar por três meses. A grande vantagem desse visto é que você não precisa, como nos outros países, comprar um curso de inglês de vários meses só pra poder ter o direito de trabalhar no país. Além disso, o dinheiro que eles pedem para comprovar ter em conta não é tão alto, comparado com outros vistos.

Como funciona o Working Holiday Visa para brasileiros

Todo ano, no início de setembro, são abertas 300 vagas apenas para brasileiros. Outros países tem datas de inscrição diferentes. Essas vagas acabam em minutos, então você terá que ser muito rápido na hora de se inscrever.

Quem pode aplicar para o WHV?

Pessoas que tenham entre 18 e 30 anos, com passaporte válido e que comprovem ter boa saúde e dinheiro para se manter por lá. Não é permitido levar filhos ou cônjuges. A quantia minima exigida para esse visto é de 4,200 dólares neozelandeses, o que é algo em torno de R$10.000 hoje.

Essa quantia deverá ser comprovada por dinheiro na conta do banco ou in cash (dinheiro em espécie).Além disso, você deve comprovar que tem um seguro viagem e uma passagem de volta OU dinheiro para compra-la.

Como nunca vale a pena comprar passagem internacional só de ida, aconselho a comprar ida e volta com um bom agente de viagens que te aconselhará quando é a melhor temporada para voar (mais barata) e como fazer a alteração da data da volta, caso seja necessário.

13.07.01-mjs-ft-working-holiday-visas-to-new-zealand-at-five-year-high_1261369_582_388Quanto custa tirar o visto Working Holiday Visa

Paga-se uma taxa de 165 dólares neozelandeses, usando cartão de crédito VISA ou MASTERCARD internacional. Além disso, você terá que ir a uma consulta aos médicos indicados pela imigração neozelandesa para que ele solicite o exame de raio-x do pulmão.

O resultado do exame será enviado para a Nova Zelândia, então a consulta + exame + envio do resultado dá algo em torno de R$300.

Como se increver para o WHV

1 – Login

O primeiro passo é criar um login no site da Imigração: http://www.immigration.govt.nz/

Criado esse login, tenha esses dados anotados em algum lugar fácil. Você receberá uma confirmação desse login no email fornecido como a imagem abaixo:

2 – Fuso horário

Todo começo de mês de setembro as vagas são abertas num determinado dia e horário. O principal erro das pessoas é achar que o horário divulgado está no fuso brasileiro, pois na verdade ele está no fuso DA NOVA ZELÂNDIA e é uma diferença de 15 horas.

Para nossa sorte, eles colocam num horário bem cedo lá, então aqui será à noite, quando muita gente já está em casa para fazer isso com calma.

3 – Conexão de internet

É bom que você tenha uma conexão de internet reserva caso a sua principal falhe, então faça amizade com o vizinho, use o wifi da Starbucks, pegue um modem emprestado ou use o celular como roteador, mas dê um jeito!

working_holiday_tile4 – Preenchimento do formulário

No ano passado (2014) as vagas se esgotaram em DOZE MINUTOS, então você tem que ser ninja pra preencher tudo rapidinho.

E outra coisa: se você está preenchendo pela primeira vez, você já está em desvantagem em relação às pessoas dos anos anteriores, pois essas que tentaram e NÃO conseguiram já tem boa parte do formulário preenchido.

Isso não quer dizer que você não consiga, pois eu consegui de primeira e vou explicar como.

Todo formulário sempre tem algumas perguntas básicas, mas ao invés de ficar adivinhando, veja abaixo algumas das perguntas que com certeza estarão lá e já prepare um documento no word com as suas respostas.

Na hora do preenchimento você só terá que copiar e colar! Bem simples, né? Lembrando que o formulário está todo em INGLÊS, então se você tem dificuldade com o idioma, peça a ajuda de alguém para preencher.

A primeira parte é a PERSONAL, onde você preenche nome, data de nascimento, endereço, telefone, email, etc. Há também uma confirmação sobre o cartão de crédito.

A segunda aba é para colocar seus documentos: passaporte, data de validade e outro documento de identificação, que pode ser CNH ou RG. Em seguida, você falará sobre a sua profissão no Brasil.

Para que as pessoas não colocassem coisas estranhas em português ali, a Imigração criou um código, então você deve olhar a lista até achar sua profissão ali e selecioná-la.

O código é formado por quatro números: dois referentes à Industry (sua área de trabalho) e os outros dois sobre a Occupation (nome do cargo). Eu não me lembro o código da minha, mas deve ter sido algo tipo: EDUCATION pra Industry e TEACHER pra Occupation.

Depois dessas perguntas de dados pessoais, são feitas perguntas sobre sua saúde. Para doenças, assinale NÃO; caso tenha alguma das listadas ali, selecione SIM e abrirá um campo para você dar mais detalhes.

Em seguida vem a parte CHARACTER, em que eles irão perguntar se você já ficou em outro país ilegalmente ou foi preso. Sinceramente não sei pra que isso, porque se a pessoa não tem caráter, vai mentir aqui é claro.

Lembrando que se você já teve algum problema com a imigração em outro país, a Nova Zelândia tem como descobrir isso.

5 – Pagamento

Antes de começar o preenchimento, deixe também os dados do seu cartão de crédito internacional (número, data de validade e código de segurança), pois se tudo der certo você já terá que colocar essa informação ao final.

Lembre-se: apareceu a página para colocar os dados do cartão, então quer dizer que você conseguiu, mas não pare pra comemorar agora.

Coloque todos os dados e espere a confirmação por email, como a mensagem abaixo:

confirmação do whv
Confirmação com documento anexo explicando os procedimentos

Como finalizar o processo do Working Holiday Visa

O difícil já passou, mas agora você tem que continuar sendo bem ligeiro e já liga pro médico que escolher na manhã seguinte. No ano passado eu liguei na quarta de manhã e ela tinha horário para sexta à tarde.

Chegando lá vi que era mais simples e rápido do que eu pensei porque é a própria recepcionista quem faz o pedido. Saindo dali (Higienópolis) eu já poderia ir direto ao laboratório (que fica na Vila Nova Conceição), mas como eu tinha compromisso, só fui no sábado de manhã.

O resultado ficou pronto na quarta seguinte, 11/09/14, e já fui ao correio enviar.

Agora eu preciso alerta-los de que o Correio dá duas opções de envio, uma  mais barata e uma mais cara, que obviamente chega mais rápido. Eu optei pela mais barata, mas me arrependi muito porque o papel demorou 33 longos dias para chegar.

O prazo que a Imigração dá é de 15 dias, mas eles logo aumentaram para 21 dias para todos e disseram que se alguém tivesse algum problema era para mante-los informados para que eles flexibilizassem ainda mais o prazo.

No dia 13/10 eu recebi um email da minha Immigration advisor pedindo que eu enviasse novamente e dessa vez mandasse antes uma cópia escaneada porque já havia passado muito tempo e provavelmente o correio tinha perdido meu exame.

site confirmation
Confirmação pelo site da New Zealand Immigration

Claro que nessa hora me deu o desespero e no dia seguinte cedo eu liguei pro médico pra pedir uma segunda via.

A atendente não tava com muita boa vontade e disse que teria de ligar para o laboratório para solicitar e que eu tinha que ligar de novo pra ela mais tarde pra saber o que fazer.

Graças a Deus isso não foi necessário porque no mesmo dia à noite eu recebi outro email da advisor dizendo que os documentos finalmente tinham chegado e meu visto foi aprovado.

Agora sim era hora de postar no Facebook, comemorar e começar a planejar a viagem \o/

E você, quer tirar o Working Holiday Visa Nova Zelândia em 2015? As incrições serão no dia 03 de setembro às 10h OU SEJA, dia 02 de setembro às 19h no Brasil. Fique atento às diferenças de fuso e boa sorte!

Para informações precisas e atualizadas, sempre consulte o site da Imigração da Nova Zelândia (em inglês): http://www.immigration.govt.nz/

Sobre Beatriz Lima

Beatriz Lima tem 24 anos, nasceu em Santos e é apaixonada por viagens. Com um mês de idade foi levada pra primeira e desde então já viajou pra mais de cem cidades no Brasil e no mundo e agora quer ajudar outras pessoas a conhecerem o mundo. Formada em Letras, dá aulas de inglês e gosta de ler, escrever, sair e conhecer pessoas.

37 Comentários

  1. Olá Beatriz, boa tarde!! Amei seu post, até agora foi um dos mais ricos em detalhes. Tenho algumas dúvidas se você puder me responder, muito obrigada!! 🙂

    Esses 12 minutos em que as vagas acabaram, foi contando com o pagamento? Como vc soube desse tempo?

    Uma das partes do questionário sobre saúde pergunta se vc viveu em país que não é baixo risco para tuberculose por mais de 3 meses. Logo embaixo da pergunta fala que pessoas de países que não são baixo risco terão que fazer raio x. Então a pergunta se refere à outro país que não o de origem? Estou na dúvida se devo responder “yes” ou “no”. O que você preencheu?

    Outra dúvida, quanto ao preenchimento da profissão. É obrigatório? Há alguma implicação em não preencher ou preencher errado? (não achei exatamente minha profissão lá e não sei o que colocar.)

    Quanto tempo após o recebimento dos exames o visto foi liberado? Pra onde é enviado a documentação? (embaixada no Brasil ou NZ?)

    Muito obrigada!!

    • Olá, Dayana,
      Tudo bem?
      Desculpe a demora da resposta. Bom, sobre o tempo eu só soube quando comentaram em grupos do facebook que havia esgotado tão rápido e porque uma conhecida minha me falou que estava na página errada e quando foi para a certa já passava de 19:15 aqui, então eles informavam que não havia mais vaga.
      A pergunta sobre tuberculose já não sei te responder, pois não me lembro. Não faz muito sentido perguntar isso, afinal, todos temos que fazer o raio-x de pulmão =/
      Sobre a profissão, você tem que preencher com alguma coisa sim. Se não encontrar onde encaixar sua profissão, coloque algo aproximado.
      Depois da demora que tive pros exames chegarem na embaixada na NZ (por isso demorou tanto), o visto é aprovado quase que instantaneamente. Eu recebi um email da embaixada confirmando o recebimento e logo em seguida entrei no site da Immigration, fiz login e vi que meu status mudou para approved 😀

  2. Olá Beatriz
    Boa noite

    gostei da matéria, Parabéns!

    Só uma duvida, onde que você achou a informação “As incrições serão no dia 03 de setembro às 10h OU SEJA, dia 02 de setembro às 19h no Brasil” Porque eu estou procurando igual louca no site da NZ e não achei de jeito nenhum!
    hehe

    Obrigada

  3. Olá, Que bom ter detalhes assim. Sabe se posso usar o cartão de crédito internacional de outra pessoa? (ex. meu irmão, minha mãe). É preciso comprovar o montante de 4.200 dolares no ato da inscrição? ou enviamos o extrato bancário depois? O exame raio-x pode ser feito depois do preenchimento do visto então? achei que tinha que estar em mãos no momento da inscrição. Esta lista de profissões, tem em algum lugar para podermos já ver qual a área e o cargo?
    Agradeço!!!

  4. Ola, Patricia!
    Sim, pode usar o cartão de crédito internacional de outra pessoa.
    Não, você precisa comprovar que tem os 4.200 apenas quando chegar na Nova Zelandia, ainda bem!
    O exame de raio-x pode até ser feito antes, mas lembre-se de ir apenas em um dos medicos que sao certificados pela Immigration New Zealand. O problema é que se voce nao conseguir o visto terá pago o exame a toa. O que te aconselho a fazer é deixar agendada a consulta com o medico para o dia seguinte ao da aplicação.
    Não conheço nenhum lugar que disponibilize a lista de profissões, infelizmente =/
    Boa sorte na inscrição o/

  5. Oi Beatriz, me sinto muito grata por vc ter compartilhado tantas informações importantes!
    Gostaria de saber se o cadastro/login pode ser feito antes da data 02/10 ou apenas nesse dia?

  6. Olá,

    Quando termina o seu formulário, vc tem ele impresso com suas respostas? Estou até hoje tentando achar algum lugar onde eu possa saber exatamente o que perguntam….

    • Olá, Marina,

      Não, não há ele impresso em lugar algum do site, por isso é tão difícil encontrar alguém que saiba todas as perguntas. Como todos estão tão preocupados em responder rápido, ninguém (ou quase ninguém) acaba parando pra dar print na tela =/

  7. Oi Beatriz. Parabéns pelo Post. Você acabou de deixar um brasileiro Feliz da Vida aqui!!!
    Minha dúvida é o seguinte: Estou com passagem pra ir pra Sydney, Austrália, no dia 26/11/2015 e voltar 07/06/2016 (7 meses). Vou para estudar inglês por 6 meses lá. Caso eu consiga essa vaga, tem algum problema eu fazer essa viagem pra NZ depois que eu for para Austrália (Saindo de Sydney em junho/2016)? Ou eu tenho que ir esse ano ainda pra lá? Outra coisa, meu inglês está intermediário/básico. É preciso ter um inglês mais afiado para trabalhar na NZ? Obrigado.

    • Olá, Rafael,

      Muito obrigada 🙂
      Não tem problema algum. Eu mesma demorei quase 10 meses pra vir depois que consegui o visto.
      Eu percebi que aqui, comparando com países europeus, não é tão fácil encontrar brasileiros e o inglês é um pouco diferente, então eu não recomendo vir com um inglês básico. Até para arrumar emprego em qualquer área é bom saber falar para poder entender e assinar os contratos de trabalho sem problemas. Mas também depois de sete meses na Austrália você não estará tão básico assim, né 😉
      Boa sorte!

  8. Olá Beatriz, seu post está bem complete, parabens!

    Depois que você recebe a confirmação de VISTO APROVADO, quanto tempo tem até entrar na Nova Zelândia?

    Eles dão algum suporte para você conseguir trabalho depois que você chega?

    Como vc conseguiu sua hospedagem?

    Obrigada!!!!
    Sucesso!

  9. Bacana seu post Beatriz!

    Tenho uma pergunta para você: Sou brasileiro e durante o período de inscrição e exames médicos (se aprovado) estarei em outro país. Como devo devo proceder no momento de preenchimento do formulário? Coloco um endereço do país onde estarei para posteriormente poder fazer os exames médicos? O que posso fazer nesse caso?
    Muito obrigado.

    • Olá, Mateus!
      Muito obrigada 🙂
      Você pode colocar seu endereço de outro país sim. Lembre-se de verificar antes quais médicos são credenciados pela Imigração da NZ para que você faça o exame.
      Boa sorte!

  10. Oi Beatriz!

    Gostaria de saber qual foi o valor pago para inscrição no ano passado.

    Obrigada.

  11. Ola Beatriz,
    Gostei muito do seu post, gostaria muito de saber se existe uma outra pagina de outro pais que o formulário do Work Holiday Visa é exatamente igual o da Nova Zelândia ?

    • Olá, Jefferson!
      Muito obrigada 🙂
      Não entendi sua pergunta. Você quer saber se existe um WHV para outro país que não seja a Nova Zelãndia?
      Ou se os forumlários são os mesmos para todos os países que tem WHV New Zealand? Se for a segunda opção, acredito que o formulário não seja o mesmo, pois já encontrei um site italiano que tinha um form bem diferente, o que pode confundir mais do que ajudar.
      Boa sorte!

  12. Beatriz, parabéns pela publicação, muito esclarecedora!

    Gostaria de saber quanto tempo após o visto ser emitido podemos viajar, é imediato ou posso deixar pra ir depois de alguns meses?
    Outra dúvida, é sobre como e quando é feita essa comprovação de 4.200, extrato bancário, cartão de crédito internacional?

    Muito obrigada!

    • Olá, Juliana!
      Muito obrigada 🙂
      Depois que você consegue o visto ainda tem um ano para entrar no país. Eu mesma só vim pra NZ em agosto desse ano pq estava juntando dinheiro.
      Para comprovar esse valor você deve apresentar extrato de três meses do seu banco em que há o dinheiro equivalente em reais.
      Boa sorte!

  13. Olá Beatriz!
    Meus parabens pela matéria!!!
    Esta tudo muito bem explicado e claro para todos entenderem.
    Eu gostaria de saber se vc teria ou sabe de algun link aonde tem este formulario para que quem tem interesse ja se prepare para responder as questões que sao relacioandas a algo que nao pessoal como documentos que seria só copiar e colar.
    Eu ja tenho um “trauma” com formulários de visto pq tive o meu DS160 negado ano passado porque foi preenchido alguns itens incorretos.
    Se puder nos ajudar eu agraceço muito!!

    Sucesso para vc e ate mais!

  14. Oi Beatriz,
    Parabéns pelo post! Informações muito úteis!!!!
    Eu estou na Austrália e ficarei aqui até fevereiro. Você sabe me informar se posso aplicar daqui, e daqui ir pra Nova Zelandia? Devo colocar meu endereço daqui ou do Brasil?

    Muito obrigada!

    • Outra coisa, para vir para Austrália, fiz a consulta médica e a chapa no Brasil (em junho/2015). Será que posso pedir uma “segunda via” da consulta, exame e chapa?

    • Olá, Silvia,
      Muito obrigada.
      Acho que você pode sim colocar seu endereço da Austrália.
      Verifique o quanto antes com o médico/laboratório se eles emitiriam essa segunda via. Caso não, veja os endereços de médicos da Australia que são aceitos pela Imigração da Nova Zelândia e pesquise os valores cobrados por cada um.
      Boa sorte!

  15. Oi, Beatriz! Adorei seu post e tenho uma dúvida!

    Curso Engenharia e me formo na metade do ano que vem e queria tentar tirar o visto desta vez já que, caso eu consiga, pretendo ir assim que me formar.

    Será que da problema eu botar no preenchimento do visto que sou engenheira? Tenho que comprovar algo da minha profissão agora?

    Você sabe me responder?

    Obrigada!

  16. Olá Beatriz,
    Maravilhosas as suas dicas, muito uteis. Só fiquei com uma dúvida. Já me registrei no site da imigração, na data e horario indicado devo apenas entrar com meu login e senha? Automaticamente serei encaminhada para o preenchimento do formulario ou devo entrar em algum link especifico?
    Muito obrigada e sucesso pra vc!!!

  17. Ola Beatriz,

    no momento do preenchimento é obrigatório colocar o numero do passaporte? porque ainda tenho que tirar o meu..

    obrigado

  18. Boa tarde Beatriz parabéns!!
    Teria um site onde encontro à lista de médicos que são credenciados pela Imigração da NZ para fazer os exames em SP?
    Desde já agradeço.
    Obrigada.

  19. FABIO LEONE RODRIGUES ALMEIDA

    Olá,

    Pode atualizar no seu site que esse ano foi uma carnificina, ninguem conseguiu aplicar o site travou e as pessoas nao conseguiram acessar uma ou outra pessoa conseguiu e depois de uma hora acabou

  20. Ola beateiz e quanto a trabalho com esse visto e facil conseguir? Da pra se manter ai? Obrigado

  21. Olá, Beatriz!
    Parabéns pelo post.
    Estava lendo as perguntas dos nossos colegas e fiquei com uma dúvida.
    Você disse que foi para a NZD apenas em Agosto, quase 11 meses depois que conseguiu o visto.
    O visto não tem validade de 1 ano após a data que foi aprovado? Ou é a partir da data que entrou no país?

    Estou planejando ir pra NZ em janeiro (se eu conseguir o visto, é claro).

    Obrigada!

  22. Olha na boa não sei de onde alguém tirou que o clima de lá é parecido com o do Brasil. Isso deve ser lenda urbana. Clima parecido com o do Brasil é o da Austrália, que é o Brasil que deu certo. O mais parecido com o clima do Brasil que você vai achar na NZ é o clima do sul só que com muito, mas muito mais vento porque afinal são duas (três, na verdade) ilhas e por isso venta muito e a sensação térmica é de muito mais frio. Isso sem contar que na ilha do sul neva horrores em boa parte do ano. Onde isso é parecido com o Brasil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *