Home » Dicas » Como tirar passaporte

Como tirar passaporte

Tirar o passaporte é o primeiro passo para realizar alguns sonhos de viagem, então é muito importante fazer isso com antecedência. Claro que você terá que desembolsar R$150 para isso, mas a gente garante que vale a pena depois que você vê ele com carimbos de vários países. Apesar de parecer complicado ou de que não tem horário nenhum para agendar, o processo é bem simples se você seguir todos os passos indicados aqui e souber o segredo para fazer o agendamento. Vamos lá? passaportecarimbos

Solicitação do passaporte e agendamento:

  • Na aba Serviços, clique em Passaporte;
  • Clique na opção 1 – Requerer passaporte (para brasileiros);
  • Aparecerá uma lista de passos a seguir. O primeiro deles é checar os documentos neessários para tirar seu passaporte. Clique ali e escolha a opção Passaporte comum (para brasileiros);
  • Aparecerá uma lista gigante, mas não se assuste, pois o que você realmente precisa é:
  1. Um documento com foto atualizado e em bom estado de conservação (RG, carteira de motorista, carteira funcional ou carteira de trabalho);
  2. Título de eleitor e comprovante de que está em dia com a Justiça Eleitoral (uma certidão comprovando isso pode ser emitida pelo site http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos);
  3. Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido;
  4. CPF;
  5. Protocolo de solicitação;
  6. Para os homens: documento comprovando a quitação com o serviço militar obrigatório;
  7. Para quem foi naturalizado brasileiro: certificado de naturalização;
  8. Para quem está emitindo uma segunda via: passaporte anterior (a não apresentação deste acarreta em pagamento dobrado da taxa).
  • Depois de ver a lista e verificar se todos esses documentos podem ser encontrados facilmente, volte à página do passo a passo e clique no 2 solicite a emissão do passaporte. Aparecerão as páginas conforme as imagens abaixo para serem preenchidas por você.

passaporte2

  • A parte referente a mudanças de nome é apenas para pessoas que o alteraram devido a casamento, separação, divórcio ou decisão judicial. Se esse for o seu caso, lembre-se que o documento de identidade apresentado deve estar com o nome atualizado.

passaporte3

  • Em Documentos, os dados da Certidão de nascimento só devem ser preenchidos no caso de menor de doze anos. Para quem nunca teve passaporte, em Situação selecione Nunca teve passaporte comum, de emergência, para estrangeiro ou laissez-prasser brasileiro.

passaporte4

  • Depois de preencher todos os dados pessoais, profissionais e de documentos, chegou o momento de escolher a cidade em que quer agendar uma data para levar toda a documentação e coletar os dados biométricos:

passaporte5

  • Depois de preencher tudo isso, será emitida a GRU (Guia de Recolhimento da União) no valor de R$150. Pague-a em qualquer banco respeitando a data de vencimento e guarde o comprovante de pagamento.

Agendamento da ida à Polícia Federal

Ok, você está com todos os documentos, pagou a taxa e tem o comprovante e quer ir àquele posto da Polícia Federal pertinho do seu trabalho essa semana ainda? Calma, não é bem assim. Geralmente nas grandes cidades há uma procura muito grande então você acessa o sistema e vê que tem que esperar meses (!) para conseguir uma data. Se a sua viagem está logo aí e você ainda tem que pedir vistos ou só está com pressa mesmo, tem como dar um jeitinho.

passaporte6

Acesse o sistema da PF de madrugada ou aos finais de semana ou de madrugada de domingo pra segunda (melhor opção). Uma mágica acontece nesses períodos e o sistema libera mais horários e datas. Pode ser que você tenha que ir mais longe; em São Paulo por exemplo, a PF da Lapa é a Central e tem mais funcionários, então acaba sendo a que mais oferece opções de data. O lado ruim de agendar lá é que fica longe de estações de metrô ou trem, mas não pense nisso agora porque não custa ir lá dois dias na sua vida se for pra tirar o tão esperado passaporte. Disse dois dias porque você irá lá um para entregar os documentos, tirar a foto e coletar os dados biométricos e voltará cerca de dez dias depois para retirada do passaporte. Sim, depois de fazer todo o processo, a emissão do documento é bem rápida.

O sistema da Polícia Federal permite que você acompanhe, acessando com seu login e senha. o andamento do processo de emissão do passaporte. A espera pode ser menor ou maior dependendo da demanda de trabalho do posto em que você foi, então não se desespere. Com o passaporte em mãos, é só viajar!

Se tiver alguma dúvida quanto a segunda via, emissão de passaporte para menores de idade e estrangeiros, escreva pra gente.

Keep traveling!

Sobre Beatriz Lima

Beatriz Lima tem 24 anos, nasceu em Santos e é apaixonada por viagens. Com um mês de idade foi levada pra primeira e desde então já viajou pra mais de cem cidades no Brasil e no mundo e agora quer ajudar outras pessoas a conhecerem o mundo. Formada em Letras, dá aulas de inglês e gosta de ler, escrever, sair e conhecer pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *