Home » América do Sul » Brasil » Santa Catarina » O que fazer em Blumenau: Tomando Chopes e Chuvas
Sequência de Chopes Eisenbahn
Sequência de Chopes Eisenbahn

O que fazer em Blumenau: Tomando Chopes e Chuvas

E chegamos ao quarto post da série sobre minha viagem pelo sul do país durante as férias. Vou falar sobre a capital do chope no Brasil e reduto de grande parte dos descendentes alemães no Brasil, Blumenau.

Após 4 horas de viagem entre Curitiba e Blumenau, estava morto e cheguei às 22h da noite apenas querendo dormir (o meu passeio de bike em Curitiba naquele dia mais cedo com certeza contribuiu).

Minha passagem pela cidade foi com certeza marcada pelas fortes chuvas que quase não deram trégua nos dias que estive por lá. E eu deixei meu guarda-chuva em São Paulo.

Vila Germânica

O primeiro lugar da cidade que visitei foi a Vila Germânica, principalmente por ser próximo a minha hospedagem na cidade. Diferente das épocas de eventos como Oktober Fest, a Vila Germânica estava bem calma, com lojas e bares vazios, apenas uns poucos turistas perdidos em meio ao tempo chuvoso ou de passagem pela cidade.

Vila Germânica por Fora
Vila Germânica por Fora

O espaço de eventos é enorme, há opções para comer e lojas em qualquer dia do ano. Próximo a Vila Germânica há o Parque Ramiro Ruediger, bom para quem gosta de caminhar ou apenas ficar de boa na grama. Não debaixo de chuva!

Vila Germânica por dentro
Vila Germânica por dentro
Vila Germânica por dentro
Vila Germânica por dentro

A Vila Germânica é um ótimo lugar para beber um chope à noite, os bares pro lá contam com diversas cervejas do sul do país, e também marcas importadas.

Centro Histórico

Depois foi hora de ir ao centro histórico da cidade. A arquitetura do centro remete as influências germânicas e o pessoal da cidade é bastante atencioso com turistas.

Centro Histórico de Blumenau
Centro de Blumenau

Teatro Carlos Gomes

Um dos prédios mais bonitos do município, junto com a prefeitura, e o principal teatro da cidade, muito bem localizado. O teatro foi inaugurado em 1896 e batizado com o nome atual em 1939, sendo ponto importante da história de Blumenau.

Teatro Carlos Gomes
Teatro Carlos Gomes
Teatro Carlos Gomes
Teatro Carlos Gomes

Museu da cerveja

O pequeno museu da cerveja conta a história da fabricação de cerveja na cidade Blumenau desde as primeiras fábricas até o momento atual.

Para quem não conhece o processo de fabricação da cerveja, o museu conta com os equipamentos mostrando exatamente todo o extenso processo até a geladinha chegar em sua mesa.

Museu da Cerveja
Museu da Cerveja

Existem alguns outros museus pela cidade:

  • Museu de Hábitos e Costumes
  • Museu Glaspark
  • Museu da Família Colonial

Pontos do centro de Bluemenau

Existem alguns pontos característicos espalhados pelo centro da cidade como:

  • Relógio da flores
  • Prédio da prefeitura
  • Macuca
Relógio das flores
Relógio das flores
Macuca
Macuca
Prefeitura de Blumenau
Prefeitura de Blumenau

Chopperias em Bluemanu

Na cidade de Blumenau existem 3 marcas de chopes diferentes, nas cidades aos arredores há mais algumas marcas, mas foquei apenas em experimentar os chopes da cidade. (Assim tenho um motivo para voltar). Seguem as três marcas em ordem de preferência.

BierLand

O melhor dos 3 Chopes na minha opinião, principalmente na versão Pilsen, infelizmente nunca vi em São Paulo. O chope é bastante saboroso e foi indicação da maioria dos garçons da cidade.

Chope Biierland
Chope Bierland

Eisenbahn

Esse já havia experimentado na versão pilsen em São Paulo. Realmente muito bom, e no bar da Eisenbahn é possível pedir shots dos 4 tipos de chopes experimentar todos. A versão de trigo e a amarga também são excelentes pedidas.

Chope Eisenbahn
Chope Eisenbahn
Sequência de Chopes Eisenbahn
Sequência de Chopes Eisenbahn

WudenBier

Por último, a WudenBier que conta com chopes na versão Pilsen e de trigo, são bem saborosos, porém preferi a versão Pilsen e Trigo da Bierland.

Chope Wudenbier
Chope Wudenbier

Todos os 3 chopes são de extrema qualidade, se você gosta de chope e estiver em Blumenau experimente os 3 e comente aqui qual achou mais gostoso.

O que faltou:

Com as fortes chuvas não deu pra ir ao Parque Spitzkopf fazer alguma trilha, realmente uma pena L, pois ouvi de amigos que o Parque Ecológico é incrível.

Em Blumenau tomei muita chuva e muito chope, mais uma passagem épica dessa viagem. No próximo post falarei sobre Balneário Camboriú!

Veja os posts anteriores:

As 5 Cidades do sul do Brasil que visitei me minhas férias

7 Pontos Turísticos em Curitiba (o #6 é o meu preferido)

A incrível viagem de trem Curitiba-Morretes

Sobre Nilo Luz

Freelancer na área de marketing digital e apaixonado por viajar pelo Brasil e pelo mundo. Entusiasta em nomadismo digital, já morei na Austrália e conheci um canguru, já dei banho nos elefantes resgatados de maus tratos na Taiândia, comi massa e pizza na Itália e bebi vinho do porto em Portugal entre outras coisas durante minhas viagens, mas a mais importante é conhecer um pouco da cultura de cada local e outros viajantes, e aprender no processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *