Home » Dicas » 27 Profissões para quem ama viajar
Profissões para quem ama viajar

27 Profissões para quem ama viajar

Todos os apaixonados por viagem ficam incomodados em trabalhar no mesmo local, todos os dias e seguir aquela mesma rotina, só podendo viajar nos fins de semana, férias ou feriados.

Porém, existem profissões que permitem viajar pelo país e pelo mundo enquanto você trabalha. Neste aspecto, há profissões em que você viaja a trabalho, profissões em que você pode trabalhar pela internet enquanto viaja e profissões em que você pode arrumar emprego por um determinado número de meses em outro país e assim migrar de um local para outro sem tanta dificuldade.

Veja a seguir uma lista de profissões que permitem que você tenha liberdade:

Turismo

Trabalhar na área de turismo é um desejo de muitas pessoas que gostam de viajar. Porém, trabalho é trabalho e a responsabilidade de um guia turístico é acompanhar grupos de turistas, montar os roteiros dos tours e planejar todos os aspectos das viagens.

Geralmente você será fixo em alguma cidade ou região, a não ser que seja guia de uma empresa de turismo internacional que banque seu transporte para outras cidades ou países. Esse é o caso das empresas Contiki, Geckos Adventures e Intrepid travel.

Turismo

Programador Freelancer

O programador freelancer pode trabalhar de qualquer lugar do mundo de forma remota, basta ter uma boa conexão de internet e é possível atender demandas de agências e empresas de diversos setores. O programador desenvolve sites e sistemas e, normalmente, cursa faculdades como ciências da computação e análise de sistemas, mas muitos profissionais também são autodidatas.

Blogueiro profissional

O blogueiro profissional geralmente começa seu blog por paixão e depois de conseguir um público fiel e investimento de empresas em publicidade, pode finalmente se profissionalizar.

O blogueiro então pode escrever seus posts e administrar sua página de qualquer lugar do mundo com conexão a internet. Está afim de criar um blog e não sabe como, eu te conto no post 4 Dicas para começar um blog!

Comissário de bordo

O comissário de bordo trabalha na tripulação do avião dando suporte aos passageiros durante o voo. É necessário ter habilidade para lidar com o público e não pode ter medo de voar, afinal, boa parte da sua semana será dentro de um avião.

O comissário de bordo poderá ir para várias cidades do Brasil e também outros países e para ter um emprego nessa área é preciso fazer um curso de alguns meses. Para trabalhar em voos internacionais é necessário ter inglês fluente. Veja no site da ANAC mais informações.

Comissário de Bordo

Piloto de avião

Além dos comissários, também existe o piloto de avião que tem uma rotina parecida, a grande diferença é que para se tornar um piloto de avião é necessário fazer os cursos de pilotagem e tirar diversas licenças, o que leva mais tempo. Veja no site da ANAC mais informações.

Tripulação de cruzeiro

A rotina de trabalho em cruzeiro é bastante pesada, chegando a doze horas de trabalho por dia, porém tem boa remuneração e permite trabalhar em diversas áreas. Existem vagas para serviços gerais, de limpeza, culinária, entretenimento, atendimento ao público, salva-vidas, hotelaria entre outros.

Não há uma formação para se trabalhar na tripulação de cruzeiro, mas você pode fazer um curso rápido voltado para uma dessas profissões e um curso intensivo de inglês e/ou espanhol.

Professor de línguas

Hoje em dia existem diversos professores de línguas que trabalham enquanto viajam. Para isso há duas possibilidades: arranjar um emprego em outro país ou dar aulas particulares online. Em outro país você pode dar aulas de português ou até mesmo dar aulas de inglês em países que faltam professores (Índia, China, Tailândia, Indonésia, Arábia Saudita).

Já dando aulas online, há diversas plataformas que permitem a realização da aula, como Skype, iTalki, Google Hangout, e sua liberdade é maior, pois você escolhe em qual cidade morar e quantos alunos ter, de acordo com suas necessidades financeiras. Você pode dar aulas pra brasileiros e estrangeiros de qualquer lugar do mundo, porém é preciso muita disciplina e o trabalho de prospectar novos alunos.

Professor de línguas

Jornalista

Para jornalista existem algumas opções para se trabalhar viajando: trabalhar como correspondente internacional de uma emissora ou jornal e morar em outro país vivendo desse salário ou seguir carreira no jornalismo esportivo que permite acompanhar eventos esportivos ao redor do país e do mundo.

Comércio Exterior

Pessoas que trabalham na área de comércio exterior também costumam viajar bastante para encontrar fornecedores e clientes uma vez que costumam trabalhar nas áreas de importação e exportação de empresas.

Tenho conhecidos que trabalham nessa área e que costumam fazer viagens para reuniões em outros países assim como ter contato direto com estrangeiros aqui no Brasil.

Redator Freelancer

O redator freelancer assim como um jornalista freelancer, produz textos para veículos, agências, blogs e empresas de forma remota, ou seja, de qualquer lugar do mundo e enviando via e-mail.

Existem sites onde é possível procurar empregos freelancer para prestar serviço a empresas brasileiras ou de outros países: 99freelas, workana, freelancer.

redator

Tradutor e Intérprete

Duas profissões para os especialistas em línguas e que exigem amplo conhecimento em mais de uma língua. O intérprete traduz simultaneamente conversas, seminários e palestras para pessoas em outros países, dessa maneira pode trabalhar em diversos países do mundo que recebem empresários para reuniões e eventos.

O tradutor também pode trabalhar em diversos países traduzindo textos, contratos, documentos, vídeos e uma série de materiais do português para outra língua, ou de outra língua para português. Além disso é possível trabalhar como tradutor freelancer de maneira remota, e então trabalhar de qualquer lugar do mundo.

O geólogo é o profissional que  estuda a composição da crosta terrestre e os efeitos dos acontecimentos da natureza nessa composição. Os geólogos costuma viajar bastante para conduzir estudos sobre a natureza em diversos lugares, além de expor os resultados de  seus estudos em feiras e seminários. É uma profissão que exige bastante estudo e paixão pelo que se faz.

Arqueologia

A arqueologia é uma área de estudo que localiza, analisa, explora e zela pela conservação de locais onde viveram antigas civilizações. Para quem gosta de viajar para locais remotos, é uma ótima profissão. Além disso, você participa de feiras e seminários onde arqueólogos mostram os resultados de suas expedições.

arqueologia

Produção de eventos

O produtor de eventos normalmente viaja para realizar eventos por todo país, seja para uma determinada empresa, ou organizando os eventos em si. Exige grande habilidade organizacional e também um bom relacionamento pessoal, uma vez que é necessário contratar profissionais em cada lugar e até mesmo atender o público, dependendo do tipo de evento.

Fotografia e cinegrafistas

Existem diversos fotógrafos que captam imagens ao redor do mundo seja para uma exposição, venda dessas fotos para revistas e canais de TV. O mesmo para uma cinegrafista que pode trabalhar para uma produtora ou como freelancer vendendo seu trabalho. Além disso existem cinegrafistas e fotógrafos que acompanham eventos esportivos ao redor do mundo.

Diplomata / Relações internacionais

Existem diversas embaixadas brasileiras ao redor de mundo e nessa carreira é possível trabalhar nessas áreas lidando com as relações do Brasil com outros países, assim como dando suporte aos brasileiros que vivem nesses países.

diplomata

Modelo

Modelos viajam pelo mundo para sessões fotográficas e também para desfiles, além de ter a possibilidade de crescimento profissional para cachês muito bons, o que não é uma realidade no início.

Consultor e Professor especialista

Dar consultorias ou aulas de uma área em que você é especialista também é uma possibilidade, você pode fazer tudo via Skype e de qualquer lugar do mundo. A parte difícil seria prospectar clientes, por isso é bom reunir antes uma boa base de clientes que possa te indicar e assim não depender de prospecção física, deixando todo o serviço online.

Essas são algumas carreiras que permitem às pessoas trabalhar e viajar ao mesmo tempo. Muitas se enquadram no conceito de nômade digital, um conceito novo que vamos abordar aqui no Tripness mais pra frente. Outra estratégia para viajar o mundo de forma mais barata é trabalhar em troca de acomodação, algo que fiz durante minha viagem para austrália.

Geógrafo

Essa profissão no ramo da pesquisa consiste em estudar e mapear questões sociais, econômicas, logística rural e urbana entre outros diversos pontos importantes, além é claro de elaborar e participar de planejamentos nessas áreas. Então o geografo acaba viajando quando trabalhando para empresas privadas para prestar consultoria, órgãos governamentais, ONGs e em centros de pesquisas/universidades para participar de congressos e estudos em outras localidades.

Au Pair

Esse termo em francês diz respeito a profissão diz respeito ao trabalho de babá em outro país. Muito comum entre mulheres jovens tenho diversas amigas que foram à Europa, América do Norte e Austrália trabalhando neste tipo de programa, muitas inclusive continuam em outros países.

A principal qualificação, além obviamente do trato com crianças é falar uma língua estrangeira que permita a comunicação com os futures chefes.

Instrutor de mergulho

Na primeira versão desta lista eu não tinha ideia do quão grande é a procura por instrutores de mergulho. Com um certificado internacional de instrutor é possível trabalhar basicamente em qualquer continente onde seja realizada a pratica de mergulho.

Quando viajei à Tailândia conheci diversos mergulhadores brasileiros trabalhando em Phi Phi e também na Austrália conheci instrutores de diversos lugares do mundo e vamos combinar que mergulhar diversas vezes na semana é um sonho de consumo.

Trabalho voluntário

Há diversos ONGs que dão acomodação e alimentação a profissionais em troca de algum tipo de trabalho. Médicos sem fronteiras, WWOOF, StepOut Abroad, Greenpeace e diversas outras procuram pessoas, inclusive para ensinar inglês ou futebol a crianças de baixa renda.

Há também serviços de troca de trabalho por acomodação que podem baratear sua viagem, uma menina me disse que consegui fazer o dinheiro de viagem de um mês na Europa ser suficiente para 6 meses com esta prática.

Instrutor de dança, yoga e afins

Este é mais um trabalho que se encaixa na categoria em que é possível ensinar em quase qualquer lugar do mundo apenas com um conhecimento da língua. O grande problema aqui é achar o emprego, porém já ouvi falar de pessoas que viajam a países onde há uma grande comunidade brasileira ou latina e trabalham informalmente por conta.

Investimentos

Para quem tem dinheiro para investir ou trabalha como corretor de investimentos freelancer é possível trabalhar pela internet enquanto viaja. Outra opção são os especialistas em day trade que trabalham com compra e venda de ações e o sustento dependeria do sucesso na operação, porém o trabalho pode ser feito de qualquer lugar do mundo.

Jogador profissional de Poker ou E-sports

Jogadores profissionais de poker normalmente jogam muito pela internet e podem fazer isso de qualquer lugar do mundo. Além disso, eles comparecem a torneios em diversas partes do globo e isso permite a eles conhecer diversos lugares no ano.

Similarmente estão os profissionais de E-sports que precisam de um videogame ou computador e uma conexão com a internet para fazer sua atividade e comparecem em torneios em diversas localizações.

Atleta

Atletas dos mais variados esportes, principalmente individuais estão sempre competindo através do mundo e em grandes eventos esportistas. Jogadores de esportes coletivos também tem oportunidade de serem contratados em diferentes países e conhecer aquele país e redondezas durante um ano ou dois em que está vivendo ali.

Área de festivais musicais.

Já conheci DJs que tocam em festas em diversos lugares do mundo, porém o caminho é árduo para chegar nessa posição. Porém, diversas bandas, profissionais e festivais contam com staff para produção que via desde a organização do evento a montagem de equipamentos, logo também há vagas para outras profissões neste meio.

Sabe de alguma outra profissão que não está na lista? Use os comentários para tornar o conteúdo ainda mais completo.

 

Sobre Nilo Luz

Freelancer na área de marketing digital e apaixonado por viajar pelo Brasil e pelo mundo. Entusiasta em nomadismo digital, já morei na Austrália e conheci um canguru, já dei banho nos elefantes resgatados de maus tratos na Taiândia, comi massa e pizza na Itália e bebi vinho do porto em Portugal entre outras coisas durante minhas viagens, mas a mais importante é conhecer um pouco da cultura de cada local e outros viajantes, e aprender no processo.

Comentário

  1. Marivaldo Holanda Montenegro

    O Geógrafo também viaja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *